jeff barbato

jeff barbato | exposições

ABERTURA: 28/10 – 16h às 21h VISITAÇÃO: até 19/11 seg-sex das 10h às 21h | sáb das 11h às 18h LANÇAMENTO CATÁLOGO: 19/11 LOCAL: Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363. Bom Retiro – São Paulo, SP

Apoio e parceria: Instituto Adelina; Fabio Luchetti Foto do catálogo: Thiago Toes Foto/vídeo: Anna Bogaciovas Assessoria: Marmiroli Comunicação; Érico Marmiroli Produção Adelina: Bruna Sizilio Educativo Adelina: Lau Marin; Gabriela Conceição Oficinas: Marli Takeda, Ana Takenaka, Gabriela Sacchetto e Bruno Novaes Montagem: Matias Espacial; M Fusco Design: Studium Generale; Laerte Ramos Idealização: Nana Janus e Laerte Ramos.

“Ar: Acervo Rotativo” consiste na criação de um acervo público-independente que conecta artistas contemporâneos e instituições artísticas. A mostra, ainda inédita, traz uma exposição coletiva com aproximadamente 300 artistas e 700 obras que traduzem a essência do artista em uma escala de pequeno formato: obras medindo até 5×5 ou até 5x5x5 cm.

O “Ar” surgiu em 2018 com a ideia de suprir lacunas no setor da cultura a fim de criar exposições de baixo custo com um número significativo de artistas somando a este acervo. Artistas jovens ou em início de carreira dividem o desafio de desenvolver uma obra nesta pequena dimensão junto com artistas já consagrados e experientes permitindo que a soma entre os saberes resulte em um conjunto significativo de obras e pesquisas em parcerias com instituições artísticas que abraçam este projeto. Em pouco tempo, artistas de outros países como Japão, Nova Zelândia, Bélgica, Uruguai e Argentina somam a proposta do Acervo Rotativo possibilitando em breve parcerias com instituições culturais no estrangeiro.

Esta exposição conta com o apoio do Instituto Adelina, que possibilita trazer ao público a experiência de ver as obras fisicamente na Oficina Cultural Oswald de Andrade. O “Ar: Acervo Rotativo” segue somando artistas por onde passa, e em sua plataforma no Instagram [ @acervorotativo ] apresenta com transparência seu acervo em construção, e a possibilidade de conexão aos artistas via depoimentos em vídeo na plataforma do IGTV e seus perfis em redes sociais para contatos e pesquisas.

Lançamento do catálogo físico e encerramento da exposição

SOBRE O ACERVO ROTATIVO

Nossa missão é a formação de um acervo público-independente com obras de artistas visuais contemporâneos brasileiros e estrangeiros. Instigamos os artistas a sintetizar sua poética de trabalho nas dimensões 5x5cm ou até 5x5x5cm. Todas as obras em exibição física ou na plataforma on-line (@acervorotativo) são doadas pelos próprios artistas ao “Ar – Acervo rotativo” e serão expostas em museus, centros de cultura e instituições culturais. O pequeno formato pode ou não ser interpretado como um desafio dentro da poética e pesquisa do artista, mas trará consigo a preciosidade do gesto e sua essência.

Diante de crises sequenciais, e com os grandes cortes na área cultural de nosso país, acreditamos que unindo forças de uma maneira colaborativa podemos atuar nessas lacunas junto a museus, centros de cultura e instituições culturais públicas que atualmente estão com desfalques de verbas para receber e/ou patrocinar grandes exposições. Com a possibilidade de trabalhar com o “pequeno formato”, estes gastos são reduzidos impactando em: montagem, transporte, equipe operacional, seguro, entre outras operações. O “Ar – Acervo rotativo”, visa criar este acervo através da participação dos artistas, para atuar como um agente em diversas regiões possibilitando um recorte significativo da produção nacional e internacional.

CLIPPING
Instituto Adelina, Exposição Acervo Rotativo.
Arte Soul. Mostra “Ar: Acervo Rotativo” apresenta obras de pequeno formato na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo publicada em 02 nov. 2021.
Revista das Artes. AR: ACERVO ROTATIVO | OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE